quinta-feira, 19 de junho de 2014

DICAS IMPORTANTES SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO

Hoje vim falar um pouquinho sobre as orientações da nutricionista do meu filho para diminuir o índice glicêmico das preparações.
O Índice Glicêmico é a capacidade que o alimento ingerido tem de aumentar o nível de insulina no sangue. Quanto maior o IG, mais insulina será liberada pelo organismo para o transporte dessas moléculas do sangue para as células.
DICAS IMPORTANTES PARA DIMINUIR O ÍNDICE GLICÊMICO DAS PREPARAÇÕES
1. Cozinhe as massas e os legumes al dente: quanto mais firme ficar o alimento, menor será o IG dele. Quando acompanhadas de carne (proteína) e folhas (fibras) têm um IG menor que a massa somente com molho de tomate zero. 


2 .No preparo de massas em geral – pães, tortas, panqueca, biscoitos – substitua metade da farinha de trigo branca pela integral. Parte dela também pode ser substituída farelo de trigo.



3 .Troque o arroz branco pelo integral.


4. Coma frutas e legumes com casca, sempre que possível, pois são ricas em fibras que retardam a digestão.


5. Para sanduíches, use sempre pão integral light no lugar do pão branco e acrescente folhas verdes e vegetais crus no recheio, como rabanete, tomate, cenoura ralada, pepino etc.


6. Procure não consumir frutas excessivamente maduras. A fruta mais verde tem um IG menor, pois seus carboidratos são mais resistentes à ação das enzimas digestivas.


7. Ao comer cereais matinais, escolha sempre a versão integral e zero açúcar e ainda combine-os com iogurte zero açúcar ou leite de soja.


8. Utilize molhos zero açúcar.


9. Após cozinhar massas e arroz, coloque-as sob refrigeração de 15 a 20 minutos e reaqueça na hora de servir. Isso irá reduzir seu IG. A mudança acontece porque as moléculas de amido sofrem uma transformação, dificultando a ação das enzimas digestivas e, portanto, tornando mais lenta a absorção.


10. Na hora de fazer um purê, faça-o com couve-flor ou chuchu, pois a primeira é rica em fibras e o segundo, em água.


11. Combinar a banana com queijo magro e canela e levá-la ao micro-ondas é uma ótima opção de lanche com IG reduzido.


12.Sempre faça mix de frutas secas com nozes e castanhas, pois essas sementes são ricas em gorduras do bem e fibras que diminuem o IG das frutas.

13. Alguns alimentos, quando consumidos junto com os carboidratos, retardam o processo digestivo, fazendo com que estes fiquem mais tempo no estômago e liberem glicose aos poucos para o sangue. Boas parcerias são as proteínas, as fibras e até as gorduras. Dessa forma, associar pão integral com queijo branco ou light ou peito de peru light é uma opção melhor que comer o pão puro. 

Frio ou calor, não se esqueça de prestar atenção na quantidade daquilo que come, exageros sempre são prejudiciais. Comer moderadamente deve ser um hábito em sua vida.

Visite também a postagem sobre IG do dia 28/05/2013 do blog


FALE CONOSCO

 

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO
:JJJ.GUSMAO@TERRA.COM.BR


quarta-feira, 11 de junho de 2014




DIABETES E INVERNO: COMO RESISTIR AOS PRATOS CALÓRICOS DA ESTAÇÃO
A DICA É: mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física,  invista em uma alimentação saudável e curta a estação na sua melhor forma!

No inverno, com aquele friozinho, bate aquela vontade de comer alguma coisa, não é mesmo? Com a diminuição da temperatura, nosso organismo exige mais energia para manter a temperatura corporal (em torno de 36°C), por isso sentimos mais fome.

Porém, isso não pode ser usado como motivo para se alimentar de alimentos mais calóricos. É importante tentar manter a ingestão de alimentos saudáveis também nesta época do ano para manutenção do peso e da saúde. A ingestão de alimentos gordurosos e calóricos proporcionará ganho de peso e, se esse ganho persistir, poderá contribuir para o aumento dos níveis de gorduras (colesterol e triglicérides) e açúcar no sangue (glicose) ou agravá-los, com consequente aumento do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e descontrole do diabetes mellitus.

Mas a estação oferece tentações quase irrecusáveis. Fondues, vinhos, sopas, caldos, pratos calóricos e que podem ser um veneno para os diabéticos. Mas então o que fazer? Para não deixar de ingerir as guloseimas do inverno e manter o controle glicêmico. 




CREME DE CENOURA
Ingredientes: 
- Meio quilo de cenouras cortadas em rodelas
- Meia cebola ralada
- Meio copo de creme de leite LIGHT
- 1 colher (de sopa) de margarina LIGHT
- 2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado
- Sal a gosto


Modo de preparo:
- Aqueça a manteiga na panela e coloque a cebola e a cenoura para refogar.
- Em seguida, coloque 2 copos de água, o sal e deixe a cenoura cozinhar até amolecer bem.
- Coloque tudo no liquidificador e triture, passando em uma peneira em seguida.
- Acrescente o creme de leite e cozinhe mais um pouco mexendo até começar a ferver, desligue e sirva.


DICA: Depois de pronta pode adicionar queijo parmesão ralado, frango desfiado, carne desfiada, queijo branco em cubos ou crótons feitos com pão integral.
BOM APETITE!
LEMBRANDO SEMPRE:
O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.
FALE CONOSCO

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO
JJJ.GUSMAO@TERRA.COM.BR


quinta-feira, 5 de junho de 2014


CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL
Tomar café da manhã queima 442 calorias a mais durante o dia

Estudo inglês mostra que pessoas que tomam café da manhã regularmente gastam mais energia e têm nível de açúcar do sangue mais baixo.

As pessoas que tomam café da manhã queimam mais calorias e têm o nível de açúcar no sangue mais controlado do que aquelas que ficam muito tempo em jejum depois de acordar. Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido. As informações são do site inglês Daily Mail.
Os estudiosos analisaram  pessoas com idade entre 21 e 60 anos por seis semanas e os dividiram entre aquelas que só podiam se alimentar depois do meio-dia e ficavam muito tempo em jejum e aquelas que deviam comer até 700 calorias antes das 11hs, sendo metade delas, no máximo, duas horas depois de levantar da cama.
Aqueles que tomaram café da manhã não abusaram dos lanchinhos no meio da manhã e ainda tiveram o metabolismo aumentado. Além disso, gastaram mais energia - cerca de 442 calorias a mais - durante o exercício físico do que aquelas que ficaram em jejum e apresentaram níveis de açúcar mais baixos no sangue.
"A maioria das pessoas pensa que estas calorias são queimadas porque, depois do café, as pessoas não tomam lanches e também têm o metabolismo acelerado, mas na verdade é porque elas se sentem com mais energia e tendem a ser mais ativas, queimando mais calorias", explica o responsável pela pesquisa Dr. James Betts.

A regra básica é moderação, sempre!
A quantidade dos alimentos também será um fator fundamental para deixar o nível de açúcar no sangue controlado. Mas essa quantidade é individualizada. Para saber isso é necessário passar por uma avaliação nutricional individualizada.
LEMBRANDO SEMPRE:
O TRATAMENTO DO DIABETES É INDIVIDUALIZADO.
CONSULTE UM ENDOCRINOLOGISTA REGULARMENTE.
FALE CONOSCO

ENVIE SUA MENSAGEM, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA.
CASO QUEIRA ENVIA A SUA HISTÓRIA TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICÁ-LA.

E-MAIL PARA CONTATO
JJJ.GUSMAO@TERRA.COM.BR